O Google e o Centro Paula Souza apresentam o programa Startup in School Edição Google CPS para ETECs do Estado de São Paulo.

O que é?

Startup in School: O Startup in School é um programa de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico para alunos do ensino médio, realizado pela Ideias de Futuro. Em uma competição de 2 dias, os alunos criam uma startup baseada em aplicativo mobile, desenvolvendo um protótipo do app e seu modelo de negócio. São trabalhados conceitos introdutórios de programação, e competências empreendedoras.

O Desafio: Serão realizadas edições em 8 ETECs no Estado de São Paulo. As equipes vencedoras de cada escola competirão em uma semifinal online. Desta etapa sairão as 4 finalistas que participarão de um Day Camp de aceleração no Google Campus de São Paulo onde ocorrerá a grande final que definirá os vencedores. Os campeões receberão três meses de mentoria da Ideias de Futuro, com foco na evolução de seus projetos.

Como Funciona?

Etapa 1 01/04 a 10/06

Cada edição tem duração de 2 sábados consecutivos

Dia 1

Design Sprint

Técnica criada pelo Google para desenvolvimento de novos produtos, da análise do público alvo e decisão do projeto, à concepção do protótipo;

Oficina de Programação

Desenvolvimento do protótipo do aplicativo, utilizando o App Inventor, plataforma do MIT para aprendizado de programação;

Dia 2

Modelo de Negócios

Estruturação do modelo de negócios do aplicativo, utilizando técnicas como CANVAS e Lean Startup;

Apresentação e Feedback

Apresentação dos projetos para uma banca de jurados, feedback para os grupos, e anúncio do grupo vencedor da escola!

Etapa 2 2º Semestre

Cada grupo vencedor deve gravar um video pitch do seu projeto, e enviar até 21 dias após a edição na sua escola. Posteriormente os video pitches serão postados no Youtube e avaliados pelo número de curtidas. Ao final do período de avaliação, os 4 vídeos com maior número de "Likes" no You Tube passarão para a grande final.

Etapa 3 2º Semestre

As 4 equipes classificadas para a grande final participarão de um Day Camp de aceleração no Google Campus de São Paulo onde apresentarão seus projetos para a bancada final de jurados, que escolherão os grandes vencedores.

Conheça os Finalistas

Conheça os 4 projetos Finalistas que tiveram mais Likes no YouTube, e passaram pela avaliação da banca de Jurados, que definiu os dois grandes vencedores. Divulgue e faça parte de uma Educação mais empreendedora junto com a gente!

Jurados

Carlos Aros

Repórter de Tecnologia na Jovem Pan

Flávia Simon

Diretora de Marketing do Google

Atila Iamarino

YouTuber canal Nerdologia

 

Thiago Lopes

Secretário Nacional de Política de Informática

Marco Zolet

Co-founder e CEO Supermercado Now

 

Escolas Participantes

01/04 e 08/04

ETEC Doutora Ruth Cardoso

São Vicente

ETEC Prof. Camargo Aranha

São Paulo

06/05 e 13/05

ETEC Bartolomeu Bueno da Silva

Santana de Parnaíba

ETEC Carapicuíba

Carapicuíba

20/05 e 27/05

ETEC São Mateus

São Paulo

ETEC Praia Grande

Praia Grande

12/08 e 19/08

ETEC Albert Einstein

São Paulo

ETEC Mauá

Mauá

Quem Faz

O Startup in School Ed. Google CPS é uma iniciativa:

Regulamento

Leia com atenção o regulamento e conheça as regras de como participar

O Startup In School é um programa da Ideias de Futuro, consultoria de inovação social. Acesse o site para conhecer todo nosso portfólio, ou fale conosco.