/, Parcerias, Projetos, Sem categoria/Nosso muito obrigada a esse incrível ano de 2018 e a todos que fizeram parte dele conosco

Então, 2018, chegou ao fim! Foi um ano de muito trabalho. Crescimento. Dobramos em número de escolas que receberam programas de empreendedorismo tecnológico, e formamos 40% mais professores como motivadores da cultura empreendedora dentro da escola. E, principalmente, alcançamos 65% mais alunos, muito mais capazes de criar suas próprias oportunidades!

Marcaram nossa trilha, em 2018 – GOOGLE, CENTRO PAULA SOUZA, INSTITUTO CENTER NORTE, SABESP, ESCOLA ALEF PERETZ. E, é claro, os alunos e educadores das escolas estaduais –  Buenos Aires, Joaquim Leme do Prado e Augusto Meirelles Reis Filho. Sem falar nos protagonistas das Etecs – Cubatão, Guaianazes (SP), Prof. Horácio Augusto da Silveira (SP), Jorge Street (São Caetano do Sul), Lauro Gomes (São Bernardo do Campo), Mairiporã, Dr. Nelson Alves Vianna (Tietê), Parque da Juventude (SP), Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto).  

Realizado em parceria com o GOOGLE e Centro Paula Souza, o STARTUP IN SCHOOL alcançou 08 ESCOLAS e mais de 400 ALUNOS, com ainda mais atividades para as escolas e participantes,  tendo atingido cerca de 1500 alunos desde sua criação em 2015. Os alunos também foram desafiados a aplicar um workshop de modelo de negócios para todos os demais colegas da escola, multiplicando e aprofundando seus conhecimentos.

Saiu do forno o STARTUP VAREJO. Um novo projeto, em parceria com o INSTITUTO CENTER NORTE, aplicado a 03 ESCOLAS ESTADUAIS e em 01 ETEC na zona norte de São Paulo. O varejo é o principal canal de entrada do jovem no mercado de trabalho, e os estudantes que passaram pelo programa criaram suas próprias startups para inovar na experiência do cliente no setor.  

Em conjunto com a SABESP, implantamos o APP LEGAL em 4 escolas estaduais de uma das regiões onde a Sabesp atua com o programa Água Legal (foco em regularizar ligações clandestinas de água e esgoto). Quem diria que seria possível levar para a escola o tema da valorização da água regular com uma metodologia tão instigante e engajadora para o jovem, que é criar aplicativos e startups? Outro fruto de parceria com a SABESP foi um trabalho de INTRAEMPREENDEDORISMO (empreendedorismo tecnológico no ambiente corporativo). Com 02 turmas, ao longo do ano, o PROGRAMA DESAFIO DO CLIENTE foi aplicado a estagiários e jovens aprendizes que atuam na Central de Atendimento da Sabesp, para melhorar a experiência do cliente com a empresa. Os resultados foram o engajamento e o amadurecimento desses jovens profissionais.

Com a PREFEITURA DE SÃO PAULO, a Ideias de Futuro se tornou uma das empresas realizadoras do programa VAI TEC!, que visa apoiar jovens das periferias a empreender em negócios inovadores. É inspirador participar de um programa com vocação para influenciar políticas públicas inovadoras de desenvolvimento econômico em regiões com menor acesso aos ecossistemas tradicionais de tecnologia e empreendedorismo.

Também com o GOOGLE, fomos os responsáveis pela mobilização de quase 100 meninas de todo o país com desempenho de destaque na área de exatas, para passar dois dias no Google de Belo Horizonte, conhecendo mais sobre a carreira de Ciências de Computação. Esse programa leva o nome de Google Amplified Mind The Gap.

Tivemos também o prazer de trabalhar  com um dos melhores colégios particulares de São Paulo, a ALEF PERETZ (escola judaica de referência). Foram desenvolvidos os programas MPA (Meu Próprio Aplicativo) para alunos do Ensino Fundamental e o STARTUP IN SCHOOL para as turmas do Ensino Médio.

Desenvolvemos também mais de dez turmas do curso COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NA ESCOLA, voltado a PROFESSORES, EDUCADORES e COORDENADORES, com o foco de fortalecer a cultura empreendedora dentro da escola. Afinal, os professores são nossos grandes parceiros nessa jornada, contribuindo com feedbacks, incentivo, engajamento, fazendo nosso impacto na escola muito maior e melhor.

Por fim, nossa equipe, rede de mentores, jurados, voluntários mais que dobrou em relação ao ano anterior. Estamos muito felizes que tantas pessoas estejam se mobilizando por essa causa tão transformadora para formar jovens protagonistas que sejam agentes motores de evolução e crescimento de nossa sociedade. Nosso muito obrigado a todos que ajudaram a construir esse ano tão empreendedor.

Nos vemos em 2019! SPOILER ALERT: Também fora do estado de SP 😉

By |2018-12-29T13:50:22+00:00dezembro 29th, 2018|Empreendedorismo, Parcerias, Projetos, Sem categoria|0 Comments

About the Author: