//Classificados para a final SiS’18

Classificados para a final SiS’18

Nos últimos dias, fomos contatados por alguns alunos, participantes da semifinal online do SiS 2018. Eles apontaram para questões muito importantes sobre os vídeos de dois concorrentes.

 

Os vídeos, em questão, apresentaram alto volume de likes e também perdas de likes. Como o YouTube cancela, periodicamente, com muita eficiência likes de Bots e outras formas de likes inválidos ou de baixa fidelidade, havia indícios de utilização de ferramentas proibidas pelo regulamento. Ferramentas de analytics revelaram uma diferença significativa entre os likes registrados no canal (likes já filtrados pelo YouTube, e utilizados para o ranking) e os likes acumulados (não somem quando o YouTube cancela) monitorados por sites de analytics.

Ficamos com muitas questões, em torno da melhor forma de condução desse processo. Nossa primeira atitude foi levantar todas as informações analíticas e conversar com especialistas. Conversamos também com os alunos e com as escolas para melhor entender a situação. Vale ressaltar que ambos os grupos demonstraram grande esforço de divulgação, com posts em diversas redes das cidades onde vivem, panfletagem e um trabalho relevante offline. Durante as conversas, pudemos observar a preocupação e a surpresa dos alunos e das escolas. Diretores e professores nos procuraram para dizer o quanto esses alunos eram corretos, dedicados na escola e que, realmente, achavam muito difícil que tivessem seguido um caminho fora da norma. Tão válida é a hipótese de terceiros, à revelia dos grupos, terem buscado ajudá-los através dessas ferramentas.

 

Com todas as informações em mãos, o assunto foi amplamente debatido entre os coordenadores do programa e os diretores das organizações promotoras (Centro Paula Souza, Ideias de Futuro e Google). A decisão tomada foi pelo seguimento dos grupos para a final, com uma penalização: a perda de 20 a 40 segundos na apresentação dos dois grupos (pitch final) para a banca de avaliadores.

 

Se foi a decisão “correta”, realmente não temos como saber. Poderíamos ter sido mais rigorosos e excluído os grupos da competição, afinal, houve algum tipo de irregularidade. Poderíamos ter sido mais lenientes, afinal, todos são inocentes até que se prove o contrário, e os grupos fizeram um trabalho muito bom de divulgação para parceiros, em suas respectivas cidades.

 

Podemos afirmar, sim, que foi uma decisão muito analisada, pensada, debatida, discutida, por todos os coordenadores e diretores envolvidos no programa, com toda a dedicação e respeito que os nossos alunos, que são nossa principal preocupação, merecem.

 

Para deixar a decisão da semifinal ainda mais difícil, a diferença entre o 4° e o 5° colocados foi de 1 único like. Assim, foi decidido levar também o 5° grupo para a final.

Obrigada e parabéns a todos que chegaram até aqui. Aos finalistas, estamos ansiosos para encontrá-los no Day Camp, levem seu melhor independente dos obstáculos que enfrentaram. Será uma experiência incrível!

 

Forte abraço,

Jaciara Cruz
Diretora Geral
Ideias de Futuro

By |2018-09-05T14:17:52+00:00setembro 5th, 2018|Startup in School|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment