Nos dias 29 de abril e 7 de maio, aconteceu a primeira edição do Startup in School Ed. Google Centro Paula Souza, na ETEC Sebrae, em São Paulo. Em 2016 o programa acontece pela parceria entre Ideias de Futuro, Google e Centro Paula Souza, órgão responsável pelo ensino público técnico no estado.

 

Na edição da ETEC Sebrae, os mais de 50 participantes puderam se dedicar ao desenvolvimento de uma startup baseada em aplicativo mobile que oferecesse melhorias ao dia a dia na cidade.

Toda a equipe foi muito bem recebida pelos alunos, que não perderam tempo e trataram logo de explorar tudo o que o programa tinha a oferecer. Muitas reflexões, ideias, perguntas e respostas surgiram ao longo do processo. O entusiasmo no ambiente era uma energia difícil de não ser percebida. Os 9 grupos de alunos se empenharam e se dedicaram nas atividades conduzidas pelos instrutores, Jaciara Cruz e Luís Leão; contando, também, com as orientações dos mentores presentes. Design Sprint, Oficina de Programação e Estruturação do Modelo de Negócios foram algumas das atividades. 

 

No primeiro dia do programa, os alunos realizaram uma dinâmica de Design Sprint (metodologia para ideação e concepção de novos produtos), tiveram contato com atualidades e tendências de tecnologia, e participaram de uma oficina de programação utilizando a plataforma App Inventor, para criação do protótipo do aplicativo. No segundo dia, os alunos elaboraram o modelo de negócios do aplicativo, com a metodologia Canvas. No período da tarde, apresentaram os seus projetos para uma banca de jurados, composta por pessoas de empresas de tecnologia, aceleradoras ou organizações de fomento de startups, empreendedores, investidores, e professores especializados na área. Após as apresentações, cada grupo teve a oportunidade de conversar e receber feedback de dois jurados, individualmente. Ao final, foram anunciados os vencedores.

 

Os nove problemas identificados e que foram temática para os grupos desenvolverem seus aplicativos foram: animais perdidos de seus donos, descuido da infra estrutura urbana, dificuldade de acesso à saúde pública, idosos necessitando de atendimento de emergência, gestão do tempo dos professores, intermediação entre empregadores e desempregados, falta de recursos para o tratamento da depressão, indicadores de segurança pública e segurança no trânsito.

 

Todos os projetos foram apresentados à banca de jurados. O SOS Fácil foi o vencedor da Edição, com sua proposta de aplicativo para chamada de ambulância focado em pessoas idosas ou que necessitam de cuidados especiais.

 

A equipe vencedora de cada ETEC concorrerá à grande final do Startup in School Ed. Google CPS. Serão três grupos vencedores e eles ganharão um ‘Day Camp’ de aceleração no Google Campus São Paulo, onde participarão de atividades, palestras, mentoria e rodada de networking com outras startups residentes. Além disso, terão três meses de mentoria da Ideias de Futuro, com foco na evolução de seus projetos.

O programa Startup in School visa desenvolver competências empreendedoras nos alunos e com certeza esse objetivo está sendo alcançado!

 

Bom trabalho, pessoal!