Uma competição de inovação e empreendedorismo tecnológico

PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO BRASIL INTEIRO

O que é?

Startup in school

É um programa de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico para alunos do ensino médio, realizado pela Ideias de Futuro. Serão 5 edições presenciais, em uma escola em cada região do Brasil, e uma edição online, onde qualquer aluno do ensino médio do Brasil poderá se inscrever.

O DESAFIO

Neste curso em formato de competição, os alunos criam uma startup baseada em aplicativo mobile, desenvolvendo um protótipo do app e seu modelo de negócio. São trabalhados conceitos introdutórios de programação e competências empreendedoras, preparando os participantes para a vida e para o mercado de trabalho.

O PRÊMIO

As equipes vencedoras de cada escola e da edição online, serão trazidos para São Paulo, para participarem de um Day Camp de aceleração no Google Campus em São Paulo onde ocorrerá a grande final nacional. Os campeões receberão três meses de mentoria da Ideias de Futuro, com foco na evolução de seus projetos.

HIGHLIGHTS

O STARTUP IN SCHOOL É APOIADO PELO GOOGLE DESDE 2015 NAS ESCOLAS TÉCNICAS DO ESTADO SE SÃO PAULO.

O Nesses 4 anos, foram cerca de:

LogoMakr_3XGiMp

Alunos e professores
participantes

LogoMakr_7t14Ja

Escolas

LogoMakr_2RIKIf

Voluntários

STARTUP IN SCHOOL 2019

Como funciona?

Pela primeira vez fora do estado de São Paulo, o Programa atingirá alunos de escolas públicas de ensino médio de todo o país.

A edição presencial acontecerá em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Recife e Manaus. Foram selecionadas 5 escolas públicas, uma em cada cidade, para sediarem o programa, e em cada uma trabalharemos com cerca de 50 alunos, 20 professores e as comunidades locais.

Na edição online, que acontecerá no segundo semestre de 2019, jovens de todos os estados, de ensino médio público e privado, poderão participar da competição.

Dia 01

LogoMakr_9im4gP

Ideação

Design Sprint - Técnica criada pelo Google para desenvolvimento de novos produtos, da análise do público alvo e decisão do projeto, à concepção do protótipo.

LogoMakr_9O0bVM

Pesquisa de entendimento

Aprofundamento em técnicas de pesquisa de entendimento e análise de concorrentes.

Dia 02

LogoMakr_51j4vG

Oficina de programação (presencial e categoria online App inventor)

Desenvolvimento do protótipo do aplicativo, utilizando o App Inventor, plataforma do MIT para aprendizado de programação.

Dia 03

LogoMakr_6ymP6k

Canvas

Estruturação do modelo de negócios do projeto, utilizando técnicas como CANVAS e Lean Startup.

LogoMakr_7O5Ibx

Pitch

Desenvolvimento e apresentação do pitch do projeto para uma banca de avaliadores.

Edição online

A edição à distância será um desafio nacional, com a mesma trilha de aprendizagem das edições presenciais, porém em duas categorias:

App Inventor: Grupos que querem aprender a desenvolver aplicativos.

Tecnologia Livre: Grupos que já trabalham com alguma tecnologia.

Premiação

As 5 equipes vencedoras de cada região participarão de um Day Camp de aceleração no Google Campus de São Paulo, onde passarão por sessões de mentoria, workshops e apresentarão seus projetos para a bancada final de jurados, que escolherão o grande vencedor da edição Google Brasil. Os 2 grupos vencedores da edição online, além de participarem das mentorias e workshops, também terão um espaço especial para apresentarem seus projetos.

Escolas participantes

EDIÇÃO PRESENCIAL

IFB - Campus Brasília

CETI Eng. Prof. Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo

IFRS - Campus Restinga

IFPE - Campus Recife

IFSP - Campus São Paulo